Gerando um histórico de afastamento apenas quando tem falta o dia todo

Pergunta:

Como configurar o sistema para perder férias, gerando um histórico de afastamento apenas quando tem falta o dia todo, tendo a seguinte configuração de base:

- As situações de atraso e saída antecipada, são geradas sempre na situação 15-faltas e não separadamente; 

- Foi configurado no cadastro das situações 15-faltas e 65-faltas noturnas, nos campos "Perde dia Horista" e "Perde dia Mensalista" = "I-Perde o Dia Conforme Integração Ronda".

- Nas definições de integração do Controle de Ponto, guia faltas férias, foi informado: 

1. Situação 15; 

2. Limite de Horas = 5:59hs; 

3. Na grid, informado as situações 15 e 65 e o campo Código = "H-horas"; 

- Desta forma quando apurar 6hs ou mais no dia (no caso falta o dia todo), deveria gerar um afastamento de faltas, mas somente está gerando histórico de afastamento, no dia em que a soma das situações de faltas (15 e 65), somando desde o primeiro dia do período apurado, passar as 5:59hs. 

A necessidade se dá pois o Controle de Ponto sempre gera o histórico de afastamento de faltas (quando configurado pela rotina de integração) na data em que o limite de horas definido for ultrapassado, portanto, não considera apenas o dia atual, mas a soma das horas das situações definidas, desde o primeiro dia do período apurado. 

Como neste caso específico as situações de atraso e saída antecipada são todas apuradas em uma situação única (15-faltas ou 65-faltas noturnas), então não há como separar o que é falta no dia todo, das pequenas faltas diárias que seriam os atrasos e saídas antecipadas. Desta forma, pode ocorrer que em alguns casos, vai somando os pequenos atrasos (na situação 15) e se estes ultrapassarem o limite definido, já gera afastamento nesta data. 


Solução:

Uma das alternativas é separar as horas faltas do dia todo, das horas de atraso e saída antecipada. 

Desta forma, nas definições de integração fica definido apenas a situação que é gerada quando faltou o dia todo (no caso 15-faltas). Caso contrário, segue outra forma de tratar, onde parte é configuração de sistema e parte é customização de regra:

 - Criar 2 situações novas situações para faltas, que receberão a mesma quantidade das situações atuais 15 e 65, apenas caso forem faltas no dia todo, ou seja, duplicar a situação 15-faltas, criando por exemplo a situação 115-Faltas dia todo (com tipo de situação 17-situação apuração Ronda); Com a situação noturna, fazer o mesmo (ex.: possuindo 65-faltas noturnas, criaria a 165). 

Obs.: IMPORTANTE: Estas novas situações devem ser criadas no Controle de Ponto, informando apenas os campos disponíveis neste módulo, pois não podem influenciar na folha. 

- Nas definições de integração, zerar o campo "Limite de Horas", e na guia faltas férias (grid de situações faltas férias), informar a situação 115 e 165; 

Obs.: O motivo é que não haverá necessidade da tela controlar qual quantidade de horas é que vai gerar o afastamento, pois a customização irá gerar nas novas situações se baseando no critério programado na regra, ou seja, se for falta o dia todo, a regra vai gerar nas situações novas e na integração, havendo esta situação nova informada para perda de férias, vai gerar afastamento no dia;

- Até aqui é configuração, agora quanto a customização: 

- Na regra de apuração, programar com os recursos existentes para que quando a situação 15 ou 65 for igual ao total de horas da escala do colaborador, então deve copiar o valor da situação 15 para 115 e da situação 65 para o situação 165. Obs.: Lembrando que as situações novas aparecerão na apuração do colaborador, mas serão apenas como consulta e para gerar o afastamento, elas não irão para a folha compondo algum evento. 

- Desta forma ao gerar a integração, os históricos de afastamento serão gerados apenas quando houver um dia com a situação 115 ou a situação 165.



Atualizado em 24/08/2021
Este artigo foi útil?  
Agradecemos sua avaliação.